quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Pako Oliveira organiza projeto social voltado às crianças


"O mestre ministra aulas gratuitas de muay thai aos pequenos"

    Desde o início de outubro, o mestre Pako Oliveira está desenvolvendo um projeto social em sua academia, em Votorantim. Ele ministra aulas gratuitas de muay thai para crianças, dos sete aos 14 anos, com apenas duas exigências: frequentar a escola e ter boas notas. A ação já conta com 20 alunos.


   Pako conta que tomou essa iniciativa por querer proporcionar uma oportunidade que não teve quando criança. “Quando era mais novo, sempre quis treinar e nunca tive condições financeiras. Somente aos 18 anos, quando comecei a trabalhar é que pude me matricular em uma academia de luta”, relembra o mestre. “Quero dar a eles a chance que não tive.”

    A primeira arte marcial que Pako praticou foi o karatê, no qual ostenta a faixa preta 2º dan. Paralelamente, também praticou full contact e kick boxing, atingindo a faixa preta nas duas modalidades. Não satisfeito, praticou ainda boxe e jiu-jitsu, mas foi no muay thai que encontrou sua verdadeira paixão. E como seu início no mundo das lutas foi com o karatê, em 2002, ele também fez um projeto com essa arte, voltado à comunidade. “Participei do projeto karatê dos 8 aos 10 anos, o que me trouxe muitos ensinamentos e disciplina, é outra vida”, afirma Rafael Garcia, agora com 21 anos, ele é um dos alunos da academia de muay thai do Pako.

     O mestre encerrou esse projeto em 2006, quando decidiu ir à Tailândia para aprimorar suas técnicas, permanecendo por lá durante cinco anos, retornando ao Brasil com o prapachiat vermelho e amarelo (graduação máxima), em seu 12º grau. Ele ressalta que não conta com apoio da prefeitura da cidade. “Nunca tive nenhum apoio, nem antes nem agora. Se o governo municipal ou alguma empresa quiser ajudar o projeto, será muito bem-vindo, mas mesmo sem ajuda continuarei com essa ação, pois acredito no que estou fazendo.”


    Pako salienta que o responsável deve acompanhar o filho para inscrevê-lo e, periodicamente, precisa levar o boletim e o comprovante de frequência escolar da criança. As aulas acontecem as segundas, quartas e sextas-feiras, das 18 às 19h. O espaço fica localizado na Rua Crispim Correia de Jesus, 30, Jardim Araújo, em Votorantim.



O MMA FIGHT Sorocaba agradece as informações a Assessora:

Juliana Ferraz
Assessoria de Imprensa
                                (15) 99652-0754/ (11) 98595-5233

Nenhum comentário: