terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Anderson Silva defende seu cinturão dos médios contra Vítor Belfort - UFC 126

E entre os sete confrontos pelo título, Anderson foi perfeito contra o trio Matt Hughes, Tito Ortiz e Georges St-Pierre, que divide o segundo lugar no livro dos recordes com cinco defesas cada.


É fácil dizer que esse tal de Anderson é muito bom. Muitos acreditam que ele é o melhor do mundo em qualquer categoria. Mas Chael Sonnen provou em agosto do ano passado que ele é qualquer coisa, menos imbatível.

 Não há dúvida, esse é desafiante mais explosivo da divisão. Cometer um erro contra Vitor Belfort e um soco irá alterar para sempre o curso da história. Pergunte a Rick Franklin, Matt Lindland, Wanderlei Silva, Tank Abbott, Terry Martin ou qualquer uma das vítimas que se tornaram presas do 'The Phenom' por nocaute.

 Belfort tem uma força física absurda e sua explosão é inquestionável mas é claro não é perfeito. Ele tem um histórico de perder o fôlego em lutas que duram mais de seis ou sete minutos. Talvez tenha sido o caso de ganhar músculos demais no pesado ou no meio-pesado.
Voltar para o peso médio transformou Belfort no lutador que todos achavam que ele se tornaria quando entrou no UFC como um moleque de 19 anos e venceu duas lutas na mesma noite em um total de 120 segundos?


Tudo vai depender de como a luta se desenvolverá. Meu palpite é que os primeiros minutos não serão nada mais do que um lutador sentindo o outro, mas não fazendo muita coisa.


Muitos especialistas, incluindo a lenda Randy Couture, acreditam que Belfort deveria colocar pressão sobre Anderson. Sonnen e Demian Maia tiveram sucesso quando pressionaram o campeão. Ainda assim, Chris Leben e Forrest Griffin não foram tão felizes quando tentaram atacar Anderson.

Eu discordo.

Belfort não é um lutador agressivo que vai pra cima. Uma coisa é o que ele treina na academia, mas deixar sua zona de conforto em uma luta de verdade é algo que Vitor deveria esquecer por enquanto.

Vantagens

Se luta for muito estudada Belfort tem vantagem. Ele tem muita paciência, sempre focado em procurar uma abertura para atacar. Uma vez que isso acontece, ele explode de uma forma rara até para o MMA. Seus melhores nocautes não foram assim. É por isso que Belfort é um dos atletas mais famosos do esporte.

Já Anderson odeia lutas desse tipo e fica completamente perdido nesse cenário, se tornando passivo e impaciente.

Questões?

 A grande questão na cabeça de todos antes da luta é se Belfort estará afiado o suficiente depois de ficar tanto tempo afastado para derrotar o maior campeão que o esporte já viu.

 Lembrando que Belfort tem um histórico de performances incríveis depois de longas ausências. O fato de estar 'enferrujado' não terá importância na luta de sábado.

Será que tanto tempo com cinturão Amoleceu o nosso campeão Anderon Silva.

Não sei se essa luta acabará em 30 segundos ou se vai durar todos os rounds. Não sei se irá acabar por nocaute ou finalização, apesar do primeiro ser mais provável. Uma decisão dos juízes creio não possível também, não mé o perfil de nenhum deles.

Nenhum comentário: