sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Morte do lutador Leandro Feijão abala o MMA

     Leandro Feijão morreu na tarde dessa quinta-feira, momentos antes da pesagem do Shooto 43, não foi divulgado se sua morte está relacionada aos seus esforços para redução de peso. O presidente do Shooto Brasil André Pederneiras anunciou o cancelamento desta edição do evento poucas horas depois de ter conhecimento do fato.
        Leandro Feijão tinha 26, lutaria na categoria dos pesos penas contra Gabriel Brasil na edição de número 43 do tradicional evento de MMA nacional o Shooto Brasil. O Shooto estava programado para hoje, sexta feira, dia 27 de Setembro no Rio de Janeiro.
       Mais que só lamentar este fato, devemos refletir as condições que nossos atletas enfrentam para estarem lutando em um evento. A perda de peso deve ser sempre acompanhada por um profissional da saúde, ou até regulamentar o quanto um atleta pode cortar de seu peso, pois hoje vemos cortes de pesos absurdos para que o atleta leve uma vantagem em um combate. Porém não sabemos se foi esse o caso de Leandro.

      Os eventos devem ter algumas responsabilidades como cobrar exames completos dos lutadores antes do evento, e fornecer analise médica depois das lutas (assim como já ocorre há anos nos Estados Unidos) para que o lutador tenha uma completa recuperação.

      Devemos ter dentro da legislação esportiva regras específicas para realização de evento de MMA, para que os organizadores fossem obrigados a cumprir as exigências, com a apresentação documentações obrigatórias por lei para que ele ocorra. Assim fica mais seguro que as exigencias serão cumpridas, assim, todos os envolvidos têm a certeza de seus direitos garantidos. Sei que isto custaria mais e teriamos menos evento, porém os interessados em organizar em um evento desta modalidade podem procurar apoio em entidades privadas. Na minha opinião isto ajudaria a profissionalização do esporte.

Nenhum comentário: