terça-feira, 20 de maio de 2014

Pako Oliveira ministrará seminário de muay boran no estado do Pará

   Após passar pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, agora será a vez do Pará receber o seminário do mestre de muay thai Pako Oliveira. Ele estará no próximo dia 31, na capital do estado, Belém, na Team Muay Thai Fernando Cascavel Neto, ministrando a praticantes e apreciadores dessa arte marcial, uma aula sobre o muay boran. Essa equipe é uma das afiliadas à metodologia do mestre Pako, que conta com associados em várias cidades do estado de São Paulo e nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

   O foco do seminário será a preparação do atleta para competições nos mais variados estilos dessa arte marcial. Como o muay boran, termo que abrange todas as lutas desarmadas da Tailândia, antes da introdução de equipamentos modernos e regras. É o ancestral do moderno muay thai. A palavra muay, significa boxe, enquanto boran ou boraan, significa antigo em tailandês.


   O mestre Pako Oliveira treinou muay thai no Brasil durante 20 anos, momento em que quis ir à Tailândia, aperfeiçoar suas técnicas. “Fiquei lá por cinco anos treinando com os mestres Pratin Suckchamroen, que possui o 15º grau da graduação máxima da modalidade, e Narong Wongsoonthon, detentor do 16º grau da graduação máxima, quando pude aprender muay boran, que é o muay thai raiz, o verdadeiro”, relembrou Pako, que retornou ao Brasil com o prapachiat vermelho e amarelo (graduação máxima), em seu 12º grau e com a responsabilidade de representar duas importantes federações tailandesas do método: a Association Institute of Thai Martial Arts (Aitma) e a International Muaythai Council (IMC).

  “Estou percorrendo o Brasil, disseminando o muay thai que considero verdadeiro, com todas as suas técnicas e nomes. Quero formar bons lutadores e leva-los para competir em mundiais, como o que vai acontecer no mês de agosto, na Tailândia, no qual levarei cinco alunos”, declara Pako, referindo-se ao campeonato mundial que será organizado pela IMC.

Mestre Pako é notícia no Pará

        MMA FIGHT Sorocaba agradece as informações a Assessora:

Juliana Ferraz
Assessoria de Imprensa
                                (15) 99652-0754/ (11) 98595-5233

Nenhum comentário: