quinta-feira, 3 de abril de 2014

Pako Oliveira realizará seminário no Rio de Janeiro

     O mestre Pako Oliveira realizará, no próximo dia 12, um seminário de muay thai em Angra dos Reis, onde ministrará a praticantes e apreciadores dessa arte marcial uma aula sobre o muay boran, também chamado de muay thai raiz. Ele transmitirá as técnicas do estilo, seus nomes em tailandês e como aplica-las em competições. O local do evento é um dos afiliados da metodologia do mestre Pako, que possui academias credenciadas em toda a região e em outros estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O aprendizado
    Pako treinou muay thai no Brasil durante 20 anos, quando resolveu ir à Tailândia aprender mais sobre a origem do esporte e aprimorar suas técnicas. “Eu pensava que sabia muito sobre esta arte marcial, mas ao chegar lá descobri que ainda tinha muito que aprender. Durante cinco anos treinei com os mestres Pratin Suckchamroen, que possui o 15º grau da graduação máxima da modalidade, e Narong Wongsoonthon, detentor do 16º grau da graduação máxima, quando pude aprender muay boran, que é o muay thai raiz, o verdadeiro”, recorda Pako.
                         
    Ao retornar ao Brasil, com o prapachiat vermelho e amarelo (graduação máxima) em seu 12º grau, o mestre Pako foi contemplado com a oportunidade de representar duas importantes federações tailandesas do método: a Association Institute of Thai Martial Arts (Aitma) e a International Muaythai Council (IMC), a última concede a ele o direito de organizar eventos e campeonatos com toda a estrutura para que seja um acontecimento com statusde mundial. Ele é o único no Brasil a conquistar essa autorização.
O seminário no Rio de Janeiro
   Ivanir do Amaral Cananéa, organizador do seminário, conta que chegou a filiar sua academia em algumas federações, mas com o tempo percebia que elas não representavam o muay thai adequadamente. “Conheci o mestre Pako por meio de um vídeo no YouTube, em que ele mostrava um pouco como era o treino aplicado aos seus alunos, notei que se tratava de um trabalho diferenciado e de qualidade. Após um primeiro contato, nos filiamos à Aitma”, relembra Ivanir. “Para mim é uma honra, poder trazer para meus alunos, um seminário ministrado pelo Pako, tenho a certeza de que aprenderemos muito”, completa.
O mais novo diretor da Aitma
   Durante sua última temporada na Tailândia, em março, uma das atletas de sua equipe, Cristiane Maria, colocou em prática as técnicas ensinadas pelo mestre e, conquistou o título mundial de muay thai ao enfrentar uma lutadora tailandesa, Tanyaret Jikom,  faturando o cinturão da competição. Esta não foi a única conquista de Pako no período em que esteve no berço do boxe tailândes, ele também foi nomeado pela presidência da Aitma, diretor da federação no Brasil. “Agora sou o responsável por selecionar os brasileiros interessados em participar de campeonatos organizados por nossa associação. Atuo como um delegado esportivo”, explica.  
    E o mestre Pako quer continuar a disseminar a sua metodologia, como já o faz em academias de Sorocaba, Votorantim, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Itu e Porto Feliz. Para o mês de maio, ele tem outros dois seminários previstos, um no Rio Grande do Sul e outro no Pará.
   O MMA FIGHT Sorocaba agradece as informações a Assessora:

Juliana Ferraz
Assessoria de Imprensa
                                (15) 99652-0754/ (11) 98595-5233

Nenhum comentário: