O norte-americano Tony Ferguson é o mais novo lutador contratado pelo Ultimate Fighting Championship (UFC). Ele nocauteou, no primeiro round, o compatriota Ramsey Nijem na noite deste sábado (4), na final do The Ultimate Fighter 13 (TUF 13), o reality show organizado pelo UFC para descobrir novos talentos no MMA. Ferguson era da equipe liderada pelo norte-americano Brock Lesnar. Já Nijem foi treinado pelo time do brasileiro Júnior 'Cigano' dos Santos. Era esperado que Lesnar e Cigano se enfrentassem na semana que vem, mas uma diverticulite tirou Lesnar do duelo. Ele acabou sendo substituído pelo compatriota Shane Carwin.
Ferguson ficou conhecido no TUF 13 pelos nocautes rápidos e não fez diferente na final. Começou estudando o adversário até o golpe final. Agora, com o cartel de 11 vitórias e duas derrotas, ele entra no ranking dos meio-médios do UFC, categoria hoje comandada pelo canadense Georges St Pierre, imbatível desde 2007. Além do título, Ferguson ganhou também o prêmio de Nocaute da Noite.
Além da decisão do TUF 13, o UFC definiu também o provável próximo desafiante ao cinturão dos pesos leves. O norte-americano Clay Guida venceu o compatriota Anthony Pettis, último campeão dos leves do extinto World Extreme Cagefighting (WEC), por decisão unânime dos juízes. Pettis era o cotado para disputar o cinturão contra o vencedor da luta entre o atual campeão, Frank Edgar, e Gray Maynard.
Após a luta deste sábado, o presidente do UFC, Dana White, afirmou que o norte-americano Jim Miller está a frente de Guida e pode disputar o cinturão antes. A próxima luta de Miller será contra Ben Henderson, no dia 14 de agosto, no UFC on Versus 5. Henderson é ex-campeão do WEC, título perdido justamente para Pettis.
Ainda neste sábado, o paulista Fábio Maldonado foi o único brasileiro no octógono. Ele perdeu para o norte-americano Kyle Kingsbury por decisão unânime dos juízes. Apesar da derrota, o brasileiro dividiu 40 mil dólares com o adversário pelo prêmio de luta da noite. Reuben Duran ganhou pela finalização da noite, além de Ferguson que ganhou o nocaute da noite.
Confira os outros resultados da final do TUF 13:
Card principal
Tony Ferguson venceu Ramsey Nijem por nocaute técnico no primeiro round
Clay Guida venceu Anthony Pettis por decisão unânime
Ed Herman venceu Tim Credeur por nocaute técnico no primeiro round
Kyle Kingsbury venceu Fabio Maldonado por decisão unânime
Chris Cope venceu Chuck O'Neil por decisão unânime
Card preliminar
Jeremy Stephens venceu Danny Downes por decisão unânime
George Roop venceu Josh Grispi por nocaute técnico no terceiro round
Shamar Bailey venceu Ryan McGillivray por decisão unânime
Clay Harvison venceu Justin Edwards por decisão dividida
Scott Jorgensen venceu Ken Stone por nocaute no primeiro round
Reuben Duran venceu Francisco Rivera por finalização
Um comentário:
foi uma final massa
Postar um comentário