quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Entrevista do mestre Pako Para a fan page Eu Luto Muay Thai.

   MESTRE PAKO  da FEDERAÇÃO MAE MAI MUAY THAI BRASIL atenciosamente conversou com meus amigos do Eu Luto Muay Thai, confira como foi a entrevista.

Eu luto Muay Thai: Primeiramente muito Obrigado pela oportunidade, é com enorme satisfação que fazemos essa Entrevista, visando o crescimento de informações sobre o Nosso Muay Thai, como 
também do Muay Tailandês (Muay Thai tradicional)
Mestre Pako:Agradeço a oportunidade dessa entrevista, e estou a disposição para eventual duvidas.

Eu luto Muay Thai: 
Conte nos o que é a Federação MAE MAI MUAY THAI BRASIL?
Mestre Pako:Arte Marcial Tailandesa antiga como Muay Boran. Assim sendo estamos divulgando as técnicas de MAE MAI MUAY THAI aqui no Brasil para formar uma grande federação no Brasil representando o Muay Thai e a Cultura Tailandesa.


Eu luto Muay Thai:Mestre Pako, por telefone o senhor me falou que teve uma estadia fora do Brasil, aonde além do senhor aprender e ver a Cultura tailandesa o senhor ficou em templos, ficou com a alimentação local, interagiu com os monges, conte-nos sobre essas experiencias e o que isso mudou na vida do MESTRE?
Mestre Pako:Convivi com meu mestre durante cinco anos treinando Muay Thai na Europa, e durante este tempo tive a oportunidade de viajar varias vezes para a Tailândia assistir campeonatos, cidades históricas como Ayutthaia, Pattayia, Bankong entre outras, conheci os templos budista, assim sendo esta experiência contribuiu muito para minha evolução pessoal e profissional.

Eu luto Muay Thai:Mestre eu iniciei essa Fan Page para levar o máximo de informação sobre o Muay Thai, é muito difícil e pouco divulgado informações e até mesmo imagens sobre o nosso esporte, o senhor acha que podemos mudar isso de alguma forma?
Mestre Pako:Sim, através de divulgação, campeonatos, e este seminário trazendo Mestres em Muay Thai , como mestre lek, China woond e outro grandes mestre do muay thai tradicional

Eu luto Muay Thai:  
A Federação Mae Mai Muay Thai, além da Tailândia está presente em quantos países?
Mestre Pako:Sim, represento a AITMA, Federação Tailandesa onde há em 28 países e aqui no Brasil sou único representante nomeado pelo mestre Channarong.

Eu luto Muay Thai: 
A quanto tempo o senhor está nessa caminhada? Praticou alguma arte marcial fora o Muay Thai?
Mestre Pako:
Há 28 anos pratico artes marcial, entre elas Karatê Kyokushin, Jiu Jitsu, Boxe, Kickboxing e o Muay Thai, e o que me incentivou foi o controle , auto estima que estas artes marcial traz para o praticante.

Eu luto Muay Thai:  
Lembra-se de sua primeira aula de Muay Thai? A equipe, conte-nos como foi:
Mestre Pako: Sim, foi com meu grande Mestre Pratin, uma amiga me apresentou e com muita humildade pedi para ser meu mestre e me ensina a arte marcial tailandesa.

Eu luto Muay Thai:  
Sobre suas lutas, do Brasil ao exterior o que mudou no senhor? Lutando fora quais as criticas que você faria para melhoria do Thai Brasileiro? Você está contente com a situação de hoje?
Mestre Pako:
Já fiz varias lutas fora do Brasil, mas me decepcionei porque achava que lutava Muay Thai e aprendi que as técnicas que eu tinha não eram a de Muay Thai, O Muay Thai Brasileiro tem muito o que melhorar ainda, esta engatinhando, muitas academias ensinam um Muay Thai que não tem haver com o verdadeiro Muay Tailandês.

Eu luto Muay Thai:  
Sobre o seu seminário, podemos esperar, tá vindo muitas curiosidades e novidades?
Mestre Pako:Teremos muitas novidades, principalmente sobres as técnicas de Muay Thai

Eu luto Muay Thai:
O Senhor acha que a necessidade de uma mudança é urgente? A necessidade do aprimoramento do nosso Thai?
Mestre Pako:
Sim, nosso Muay Thai não tem nada haver com Muay Thai Tailandês, já que utilizamos mais força que técnica, e não usamos as técnicas de cotovelos em campeonatos.

Eu luto Muay Thai:  
o que o Brasil pode esperar da Mae Mai Muay Thai Brasil?
Mestre Pako:Evolução do Muay Thai no Brasil, visto que pratiquei anos de Muay Thai com meu mestre Pratin Sukchamroen

Eu luto Muay Thai:Como vê a carência de eventos específicos de Muay Thai no Brasil, Tanto o Padrão como o Tradicional, abre muitas margens para desistências? Como você acha que unindo as forças e falando a mesma língua podemos mudar isso?
Mestre Pako:A falta de eventos a nível internacional empobrece o Muay Thai brasileiro, os mestres deveriam se unir e promover eventos que tragam personalidades de grande nomes do Muay Thai, seja através de campeonatos ou cursos e seminário.

Eu luto Muay Thai:Na sua visão, como acha que está o muay thai no Brasil?
Mestre Pako:Esta deficiente, atrasado em relação a Europa visto que os campeonatos europeus utilizam técnicas de cotovelos.

Eu luto Muay Thai:Sobre o ensino do Muay Thai no brasil, com tantos “graduados”, e entendedores o que podemos esperar? Tem algum que o senhor deseje citar?
Mestre Pako:A evolução do Muay Thai vai depender muitos dos alunos, que devem verificar o histórico do professor e não se iludir com pedaço de papel, prefiro não citar nomes, mas acredito que no Brasil existem grandes professores.

Eu luto Muay Thai:O que você acha que falta no Brasil, para que o Thai, possa sobreviver somente da Luta, patrocínio, locais de treino e etc..
Mestre Pako:Um evento profissional que tenha uma bolsa lutador

Eu luto Muay Thai:Sabemos que em muitos lugares, alguns ainda olham com indiferença, para as Mulheres de lado em algumas academias, você acredita que com o crescimento de algumas figuras femininas isso seja erradicado de uma vez? Como é na Tailândia?
Mestre Pako:Hoje em dia a mulher ganhou muito espaço nas artes marciais, na Tailândia já existe muitos campeonatos femininos, até mesmo em mundial.

Eu luto Muay Thai:Essa é especial para as pessoas que estão começando agora no Thai, o que você tem a dizer a elas sobre o esporte e o que elas podem esperar dele.
Mestre Pako:Uma pessoa que treina Muay Thai tem que zelar a disciplina, respeitar sempre o seu Mestre.

Eu luto Muay Thai:  
O que o senhor acha da nossa Fan Page, nossa busca em transmitir conhecimento, divulgar nossos atletas e eventos e etc....
Mestre Pako:É uma grande oportunidade de divulgar a arte marcial, é permitir a todos que conheçam um pouco mais de sua arte

Eu luto Muay Thai:  

Um tema livre que você acha que deve ser levado em consideração.
Mestre Pako:Que todos professorem passem a nossas crianças respeito, hulmidade , tolerância para com nossos superiores

A Fan Page   Eu Luto Muay Thai , agradece desde já pela sua amizade, humildade e a Luta pela nossa Bandeira do Muay Thai SAWAs Dii KRAb
Mestre Pako:Também agradeço esta oportunidade para compartilhar meus conhecimentos.... SAWAS DIIKHAB


Divulgação da matéria do Eu Luto Muay Thai com Mestre Pako e a FEDERAÇÃO MAE MAI MUAY THAI BRASIL.

Nenhum comentário: