quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Juliana Malara esclarece sobre a importância Protetores Bucais e Odontologia Esportiva


   A Doutora Juliana Malara, especializada em protetores bucais e odontologia esportiva, gentilmente esclareceu algumas dúvidas sobre o assunto. 

MMA FIGHT Sorocaba:   Qual a sua formação e com o que trabalha?
Drª Juliana Malara:  Sou graduada em Odontologia desde 2.002, e apartir daí trabalhei anos com clínica geral, realizando trabalhos em diversas áreas da Odontologia. Sempre participando de congressos e cursos de atualização.

Fiz um curso de Odontologia Desportiva (área muito nova aqui no Brasil), voltado ao acompanhamento e tratamento bucal de atletas, e me apaixonei pela área. Desde então, venho aprofundando meus estudos e trabalhando especificamente com artes marciais.
Além de acompanhar e tratar os atletas, também ministro palestras em academias e instituições de interesse, levando conhecimento e informações importantes ao atletas, profissionais ou amadores.

MMA FIGHT Sorocaba:   Qual a importância dos protetores bucais no esporte de contato (Lutas)?
Drª Juliana Malara:  Uma pesquisa da National Youth Sports Fundation revelou um dado alarmante: 5 MILHÕES de dentes são perdidos, AO ANO, em esportes de alto impacto. Os atletas de boxe, jiu jitsu, Muay Thai e MMA não devem jamais deixar o uso dos protetores de lado, pois estas são as modalidades que mais sofrem golpes na face, região bucal e região de ATM (articulação têmporo-mandibular). São regiões extremamente delicadas, fáceis de lesionar e o protetor adequado tem uma ação de amortecer essas forças, previnindo assim fraturas dentais, avulsões (o dente sai do alvéolo), fraturas de maxila, mandíbula, lesões de tecidos de sustentação, lesões de tecidos moles (lábios, língua, bochechas), luxação, intrusão, deslocamento de ATM, entre outros acidentes e complicações. Ou seja, o protetor não é eficiente apenas para proteger os dentes, mas faz a proteção de toda a cabeça, e sistema nervoso central. Mas para toda esta proteção acontecer, o protetor bucal deve ser adequado para cada atleta. 

MMA FIGHT Sorocaba: Os protetores bucais servem só para lutadores, ou podem ser aplicados em outras atividades?
Drª Juliana Malara: Não apenas para lutadores, são indicados pra várias outras modalidades, como: futebol (principalmente goleiros), futebol americano, Rugby, Basquete, Atletismo, Hoquei in line, levantamento de peso (o atleta aperta exageradamente os dentes), patinação, voleibol, entre outras. Estas são atividades que colocam o atleta em alto risco de acidentes bucais.

MMA FIGHT Sorocaba:  Quais as preocupações para fazer um protetor bucal?
Drª Juliana Malara: A preocupação principal é a escolha do material ideal. Após muitas pesquisas e estudos, chegou-se à conclusão que o melhor material para confeccionar um protetor bucal é o EtilenoVinilAcetato. Ele absorve grande quantidade do impacto, como se fosse uma "almofada". É o material mais confortável e atóxico. Outra preocupação é a moldagem da arcada do atleta. Este procedimento é importantíssimo pois qualquer alteração, o protetor pode ficar com distorção e não se adaptar perfeitamente à boca.
Feita a moldagem, faz-se um estudo do modelo em gesso, para limitar a área correta que o protetor terá na cavidade bucal.
  Após, inicia-se a confecção propriamente dita deste protetor, usando lâminas de EtilenoVinilAcetato, um equipamento que aquece estas lâminas e as pontas para se fazer acabamento e polimento da peça.
É um trabalho complexo, muito delicado, pois é uma peça personalizada, e obedece as formas da cavidade bucal de cada atleta.

MMA FIGHT Sorocaba:  Protetores bucais tem tamanho?
Drª Juliana Malara: Alguns protetores, encontrados em lojas de produtos esportivos, tem tamanhos P, M e G, pois são feitos de um material bem diferente do ideal, citado acima. Estes necessitam colocar em água fervente, para que amoleçam, e são levados (quente) até a boca para que seja moldado. Isso causa muitos acidentes, como queimaduras nas regiões de lábios, língua e gengivas. Além disso, estes protetores não são eficientes, pois como são amolecidos em temperaturas altas, com o uso eles distorcem, devido à temperatura bucal, e começam a cair, incomodar, tirando a concentração do atleta durante treinos e competições. Também interferem na fala e respiração, e podem resultar em lesões na ATM (articulação têmporomandibular).
O protetor ideal é o personaliado.

MMA FIGHT Sorocaba:  Quando um atleta vai adquirir um protetor bucal, quais cuidados para escolha do tipo adequado?
Drª Juliana Malara: O protetor adequado é o confeccionado com o material ideal, e deve ter a espessura correta, de acordo com a modalidade. Modalidades de alto impacto, como boxe, muay thai, MMA, o protetor deve ter váris lâminas (multilaminados), chegando a uma espessura entre 5mm e 6mm. O melhor protetor é o personalizado, pois protege as estruturas bucais corretamente, seguindo o desenho das arcadas, ajustando-se perfeitamente.

MMA FIGHT Sorocaba:  De que material é feito os protetores?
Drª Juliana Malara:  Depois de muitos estudos e pesquisas, chegou-se à conclusão que o material ideal é o EtilenoVinilAcetato, pois este possui os requisitos necessários: é de fácil confecção, flexível suficiente para absorver impactos, resistente para evitar perfurações durante os golpes, passível de esterelização, não tóxico, confortável, não atrapalha fonação nem respiração.
Este material é encontrado em lâminas e necessita de equipamentos especiais para se confeccionar um protetor de qualidade.

** Considerações finais:
     5 milhões de dentes são perdidos, ao ano, somente na prática de esportes.
Um atleta tem de 33% a 56% mais chances de lesionar a face e região bucal, durante treinos e competições.
O uso do protetor bucal personalizado diminui em até 60% as chances de acidentes e complicações.
O cirurgião dentista atuante na Odontologia do esporte é responsável pela saúde bucal do atleta, e não apenas pela confecção do protetor bucal. Muitas doenças bucais interferem diretamente no desempenho do atleta, fazendo com que seu rendimento caia em até 50%. Exemplos: infecções gengivais, dentes cariados, dentes fraturados, problemas endodônticos(canal),  raízes residuais, feridas bucais, etc. Todos estes problemas levam bactérias à corrente sanguínea, trazendo muitas complicações ao atleta.
CUIDEM DA SAÚDE BUCAL COMO CUIDAM DO CORPO!

** Agradecimento:
   - Marcelo Prestes, muito obrigada pela oportunidade de levar conhecimento aos atletas.
   - Carlos Falcão pela indicação de minha matéria à Marcelo Prestes

  A Doutora Juliana Malara Ministra palestras em academias e outras instituições de interesse, levando informações sobre a saúde bucal aos atletas. Contatos: (16) 8829-3857 ou  julianamalara@hotmail.com 

2 comentários:

Gabriel de Oliveira disse...

Realmente importante o trabalho da Doutora Juliana Malara que em suas palestras orienta aos seus ouvintes de como o bom trato bucal pode elevar o rendimento de um atleta.
Hoje em dia, no alto rendimento, onde o detalhe faz a diferença entre o vencedor e o vencido, eis ai uma excelente opção aos praticantes das artes marciais e lutas de contato.
Parabéns à Doutora Juliana

Rafael Muglia Moscatiello disse...

Parabéns pela boa matéria e pelos esclarecimentos ao público.